A origem do oficio de guasqueiro vem dos tempos da colonização espanhola e portuguesa no Brasil e nos países vizinhos. Com o couro do gado selvagem abandonado pelos jesuítas espanhóis o gaúcho começou a fabricar produtos para montaria.
Quando o gaúcho tinha algum tempo de folga do trabalho de lidar com o gado dedicava-se a criar artigos que não somente serviam para o trabalho mas também serviam de enfeite da montaria, visto que o cavalo era muitas vezes o bem mais precioso que possuía.
Com o passar do tempo o trabalho do guasqueiro veio sendo desvalorizado principalmente pela introdução das fibras sintéticas nas montarias e pela modernização das fazendas que não mais exigiam tanto trabalho de peão.
Hoje em dia após um período de decadência o ofício de guasqueiro vem retomando força graças ao tradicionalismo gaúcho estar tomando força e estar resgatando novamente os antigos costumes.
O trabalho do guasqueiro é essencialmente artesanal, e um trabalho bem feito exige muita paciência, ferramentas adequadas e um bom preparo do couro desde a sua retirada( coureada) até o momento de fazer a trança ou qualquer outro tipo de trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário